Quando bens de dentro da comunidade europeia são introduzidos na Polónia, o exportador é obrigado a preencher, no fim do mês, uma Declaração de Troca de Bens ou Declaração Intrastat. A declaração aduaneira (SAD) ainda está em vigor para o comércio entre a Polónia e outros países.
Como parte dos Padrões "SAFE" defendido pela OMA (Organização Mundial das Aduanas), a União Europeia desenvolveu um novo sistema de controle de importações, o "Import Control System" (ICS), que tem como objetivo assegurar o fluxo de bens no momento da entrada no território alfandegário da UE. Este sistema de controlo, parte do Programa Comunitário eCustomer, está em vigor desde 1º de Janeiro de 2011. Desde então, os operadores devem transmitir obrigatoriamente uma ENS (Entry Summary Declaration, declaração resumida de entrada) à alfândega do país de entrada, antes da introdução dos bens no território aduaneiro da União Europeia.
Um novo sistema, o Código Modernizado Aduaneiro (MCC, Modernized Customs Code) da União Europeia deve entrar em vigor em 2013, embora haja preocupações de que este prazo não seja cumprido, devido à complexidade do projeto.