É preciso respeitar os procedimentos específicos determinados na regulamentação da administração das exportações (EAR). De acordo com os termos da EAR, o remetente, estando o exportador registrado, é responsável pela boa classificação dos produtos, da licença, se for preciso, e das exigências de exportação correspondentes.
É imperativo que a documentação apropriada de exportação seja preenchida de forma completa e correta e que ela acompanhe todas as entregas. Em caso de falta, as consequências poderão ser: pagamento de taxas, detenção ou confisco das mercadorias, transporte errado, penalidades, auditorias governamentais e publicidade negativa. Os documentos descritos abaixo são requeridos para as exportações
- Fatura comercial;
- Lista do conteúdo dos pacotes;
- Declaração de exportação dos remetentes.
A declaração de exportação dos remetentes (SED), formulário 7525-V, é utilizada para reunir as estatísticas de exportação oficiais dos EUA e é necessária para todas as exportações autorizadas pelo departamento de comércio. Trata-se de um formulário obrigatório requerido para praticamente todos os envios vindo dos Estados Unidos. Uma SED não é necessária para as exportações cujo valor for de menos de 2.500 dólares, a menos que os artigos necessitem de uma licença ou de uma exceção de licença.
Os exportadores devem conservar um registro de todas as suas exportações por um período de cinco anos a partir da data de exportação ou da última exportação ou re-exportação.