A importação e comercialização de bebidas alcoólicas são monopólio do Governo canadiano em todas as Províncias, com exceção de “Alberta” (cujo sistema é misto e não totalmente privatizado, sobretudo no que respeita à importação – a distribuição é inteiramente privada). É, pois, por via dos monopólios provinciais – Canadian Liquor Boards – que o país importa vinhos e outras bebidas alcoólicas de todas as partes do Mundo. Na província do Ontário, apesar de a importação continuar a ser controlada pelo monopólio provincial, o Governo implementou legislação que permite a comercialização de cidra, cervejas e vinhos em supermercados selecionados, dentro de certos parâmetros que condicionam os produtos que podem ter acesso a este novo canal de distribuição.
O primeiro passo para um exportador que queira introduzir um produto vinícola novo no mercado é a escolha de um agente que, depois de devidamente licenciado pelo monopólio, é o interlocutor e o agente promocional dos produtos do exportador. Os principais agentes têm uma presença nacional, em todos os mercados provinciais, mas a grande maioria são regionais.
Outro aspeto a ter em consideração é o facto de alguns agentes serem mais especializados no setor horeca canadiano ou nas várias comunidades Luso-Canadianas. Os produtores interessados em vender para o Canadá devem, antes de mais, identificar qual o segmento mais apropriado aos seus produtos, tendo em conta vários fatores como, por exemplo, o preço, a qualidade e a produção (quantidades disponíveis).