De uma forma geral, a chamada distribuição moderna está ainda em expansão no país, seja ao nível do comércio grossista, seja ao nível do comércio retalhista. Os primeiros supermercados surgem no país já no início da década de 90. A introdução do conceito de hipermercado acontece apenas nos últimos anos, com a abertura do HiperMaputo. Também apenas recentemente foram construídos no país os primeiros centros comerciais.

Apesar destes desenvolvimentos recentes o comércio tradicional e o sector informal continuam a ter uma grande expressão ao nível da distribuição no país. Neste particular, a rede de mercados públicos oficiais têm um papel de grande relevo.

Ao nível dos importadores, de notar a existência de apenas um pequeno grupo de grandes importadores, com destaque para algumas empresas asiáticas. O restante panorama da distribuição é dividido por um grande número de pequenos importadores. No que diz respeito ao comércio por grosso de produtos frescos o mercado é dominado por um largo conjunto de pequenos operadores.

Já no que diz respeito ao mercado de retalho, 40% das empresas estão nas mãos de famílias asiáticas com particular predominância nos pequenos retalhistas. No entanto, existem já grupos retalhistas em Moçambique com particular destaque para os provenientes da África do Sul. Assim sendo, alguns dos principais retalhistas do país são:

- Shoprite

- Luz Supermercados

- Marés Supermercados

- O Vosso Supermercado

- HiperMaputo

- Interfranca

- Pick n Pay

- Lojas Mica

- Game

- Pep

De referir a forte presença de empresas Sul-Africanas na lista.

Coloque-nos uma questão





Voltar